Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Estudante de Pará de Minas brilha na Olimpíada Brasileira de Matemática

Highslide JS

Um paraminense está entre os 39 estudantes mineiros que faturaram medalha de ouro na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Samuel Leão Lopes, de 18 anos, ficou com o ouro na modalidade Nível 3 – que contempla os alunos do Ensino Médio. Ele é natural de Pará de Minas, mas concorreu pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), unidade de Belo Horizonte. 

Samuel participou da olimpíada com mais de 17 milhões de estudantes de todo o país, do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, em mais de 53 mil escolas. Ela foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005, para estimular o estudo da matemática, identificar talentos na área e promover a inclusão social através da difusão do conhecimento.

A competição é dividida em duas fases. A primeira consiste em uma prova de vinte questões de múltipla escolha, onde os melhores colocados se classificam para a segunda fase, que é uma prova discursiva com seis questões.

É a segunda vez que Samuel Lopes se destaca na olimpíada. Em 2018, ele ganhou menção honrosa pelo bom desempenho. Agora se preparou ainda mais e ficou muito feliz com o resultado. Falando ao Jornal da Manhã, ele destacou os desafios das provas aplicadas.

Como premiação, Samuel Lopes foi convidado a participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC). Os participantes recebem uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e têm acesso a encontros semanais para aprofundar o conhecimento.

A paixão pela matemática é tão grande que ele pretende continuar os estudos e ingressar em algum campo da engenharia no Ensino Superior. Mas antes vai participar de uma nova competição nesta área. Trata-se da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que começa hoje. Essa competição é mais restrita e realizada apenas por estudantes convidados. 

Foto: Arquivo Pessoal






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis