Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Baixa cobertura vacinal contra a pólio liga o sinal de alerta em Minas

Highslide JS

O Rotaract, grupo de jovens ligado ao Rotary Club Pará de Minas, está engajado em mais uma ação social. Trata-se da divulgação e conscientização sobre a importância da vacinação contra a paralisia infantil. 

A iniciativa partiu após a atualização da Secretaria Estadual de Saúde da cobertura vacinal em Minas Gerais. Os dados, contabilizados até a última terça-feira, dia 22, mostram um cenário preocupante e, ao mesmo tempo, desafiador para a saúde pública.

O levantamento da pasta revelou que a cobertura para a pólio, que é a vacina para paralisia infantil, está em 73%, para menores de um ano, 66% para crianças de 15 meses de idade e de menos de 60% para crianças com 4 anos de idade.

Considerando que a meta recomendada pelo Ministério da Saúde é de 95% de cobertura de todos esses públicos, fica evidente o quão grave são esses indicadores. 

O objetivo do Rotaract é alertar a sociedade sobre a importância de levar as crianças para tomar as vacinas, destacando que essa é a única forma de combater o vírus. O voluntário Jean Santos traz mais detalhes. 

Ainda de acordo com Jean Santos, levar essas informações ao público se tornam relevantes a partir do momento em que muitas pessoas, que agora são mães e pais, não acompanharam o drama do século passado, quando ainda não existia vacina e milhares de bebês foram infectados pelo vírus.

Segundo a Secretaria de Saúde, o esquema vacinal contra a poliomielite é composto por três doses injetáveis no primeiro ano da criança, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de vida, com intervalo de 60 dias entre as doses.

A vacina faz parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde em qualquer época do ano.

Para acompanhar as ações do Rotaract, que também atua em outros trabalhos sociais, o cidadão pode seguir o grupo pelo Instagram, no perfil @rotaractclubdeparademinas.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Rotary/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis