Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Reza do terço no cruzeiro de Palmital ameaçada: organizadores lutam para manter a tradição

Highslide JS

A comunidade de Palmital está se preparando para a reza do Terço de Santa Cruz no Cruzeiro, que fica no alto do povoado.

O momento de oração, marcado para 1º de maio, é uma tradição familiar e da própria comunidade que está completando 112 anos.

Sempre no primeiro domingo de maio e no primeiro domingo de novembro, os fieis se reúnem aos pés do Cruzeiro para rezar o terço às 12h30 e às 15h.

Depois, eles levantam as bandeiras de Santa Cruz e Santo Antônio. Há, também, um momento de confraternização com almoço e lanche da tarde.

Renato Júnior Batista, um dos zeladores e bisneto do fundador do Cruzeiro, faz o convite para que a população participe, mantendo essa tradição por mais gerações.

Apesar da organização em andamento, uma situação tem preocupado os festeiros, pois influencia diretamente na chegada até o Cruzeiro. 
Segundo Renato Batista, o morro que dá acesso ao cruzeiro não apresenta boas condições de tráfego. Ele já pediu a recuperação do trecho à Secretaria Municipal de Obras, mas o prazo dado está muito em cima do dia do evento.

A pedido do Jornal da Manhã, a Secretaria de Obras se posicionou sobre a solicitação. 
Em nota, a pasta informou que como o morro “encontra-se dentro de uma propriedade particular, o requerente foi comunicado que a prioridade é para as estradas das comunidades rurais por onde passam diversos veículos, inclusive transportando mercadorias”.

Ainda na nota, a secretaria não descartou a reparação do morro, porém, afirmou que não é possível dar uma previsão exata de quando o serviço será feito. A comunidade segue na expectativa de uma solução. Inclusive, segundo Renato, nenhum prefeito deixou de realizar o reparo da estrada para a celebração de fé.

Fotos: Arquivo Pessoal




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis