Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Corpo de Bombeiros aposta na conscientização para evitar a reprise das queimadas

Highslide JS

Com a chegada do período da seca, o Corpo de Bombeiros já se prepara para mais uma temporada de combate aos incêndios florestais. Na verdade, ocorrências de queimadas em vegetação acontecem no ano todo, mas o período entre junho e novembro é considerado crítico, com registro de centenas de focos na região, demandando ainda mais esforço dos bombeiros.

O que a corporação não quer é que os dados deste ano sejam iguais ou piores que 2021, quando Minas Gerais viveu um drama no que se refere aos incêndios. Houve um aumento de mais de 17% de casos em relação a 2020 e mais de 30% na comparação com 2019. 

Em Pará de Minas, segundo dados do Corpo de Bombeiros, foram atendidas 575 ocorrências de queimadas em vegetação ao longo do ano, quantidade elevada para uma cidade de quase 100 mil habitantes.

Na tentativa de melhorar esse cenário para os próximos meses, os bombeiros já estão colocando em prática o Plano de Enfrentamento ao Período de Estiagem 2022, que prevê um leque de estratégias de enfrentamento ao fogo. Entre as ações que estão sendo executadas em Pará de Minas está a Operação Alerta Verde, como explica o Sargento Oliveira. 

Além da operação, os bombeiros também irão investir em campanhas publicitárias de conscientização sobre os prejuízos das queimadas para o meio ambiente e a saúde da comunidade. O Plano de Enfrentamento ainda prevê o desenvolvimento do conhecimento de especialistas da corporação em investigação para compreender melhor a origem dos incêndios e ações em parcerias com as prefeituras.

E nesse sentindo de parceria, o Corpo de Bombeiros também espera ter o apoio da população, através de ações que evitem as queimadas e das denúncias de pessoas que praticam essa agressão ambiental. O Sargento Oliveira informa os canais para encaminhamento das denúncias e como as pessoas podem ajudar na identificação dos responsáveis.

Ele também apresenta dicas de como evitar inícios de incêndio, alertando que as pessoas nunca devem achar que conseguem controlar o fogo.

Como nunca é demais lembrar, para qualquer emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.

Foto: CBMG/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis