Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Doença de Chagas avança em toda a região: números preocupam

Highslide JS

Cerca de 10% das pessoas que residem na macrorregião de saúde de Divinópolis vivem com a doença de chagas e não sabem. Esta é a constatação do Grupo de Trabalho em Doença de Chagas, que realiza um levantamento sobre a incidência da doença em todos os municípios da região.

Chagas é uma doença transmitida pelo inseto “barbeiro” e o agente causador  é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. De acordo com Nayara Dornela, referência técnica do grupo, o número de barbeiros encontrados nas localidades não é a maior preocupação, já que o inseto não é visto com tanta frequência.

O que preocupa mesmo é o número de pacientes que já tiveram contato com o vetor há mais tempo e contraíram a doença sem saber. Segundo Nayara, a subnotificação é o que mais atrapalha no processo de monitoramento e tratamento dos casos.

Ainda segundo ela, apenas 10% dos pacientes são identificados e, entre eles, só 1% se submete ao tratamento adequado. Isso acontece porque quase 70% dos pacientes que desenvolvem a forma crônica de chagas não manifestam sintoma e por isso não sabem que estão infectados. Os outros 30% costumam desenvolver sintomas cardíacos ou digestivos e nem sempre relacionam os sintomas com a doença transmitida pelo barbeiro. 

Nayara lembra que ainda não há cura para a doença de chagas, por isso as pessoas que testam positivo devem comparecer a uma unidade de saúde pelo menos uma vez por ano, para fazer o monitoramento. Nesta consulta periódica são realizados exames de sangue e avaliações que determinam o tipo de tratamento adequado.

São considerados comportamentos de risco para a doença, morar ou já ter residido em área rural, onde os barbeiros aparecem com maior frequência, e ter parentes próximos com chagas. Estas pessoas devem procurar uma unidade de saúde e solicitar uma avaliação. 

Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis