Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Esporte, pandemia e funções nas ciências exatas surpreenderam candidatos no segundo dia do Enem

Highslide JS

Milhões de estudantes brasileiros participaram ontem da segunda etapa do Enem, fazendo provas de matemática, física e biologia. De um modo geral, a movimentação foi tranquila.

Mas isso não significa que os candidatos estavam calmos. Como sempre acontece, a ansiedade tomou conta da grande maioria. Outro ponto que chamou atenção, inclusive aqui em Pará de Minas, foi a preocupação de muitos diante do aumento dos casos de Covid-19.

As provas de ontem tiveram 90 questões objetivas, para serem resolvidas no prazo de cinco horas. Elas foram aplicadas tanto para os inscritos na versão impressa como na versão digital do exame, e foram iguais nas duas modalidades.

As provas trouxeram menções a órgãos como Anvisa e a Organização Mundial de Saúde (OMS), queda na criação de empregos e torneios de futebol, dentre outros.

Chamou atenção dos candidatos a frequência com que o tema de esportes apareceu nas questões, além do alto número de perguntas que exigiam conhecimento de matemática financeira.

Também houve várias questões envolvendo doenças, como filariose, leishmaniose, coronavírus, tratamento de hemorragia e os novos tratamentos do câncer.

E quando o assunto é matemática, pode-se dizer que esse foi o ano das funções, entre elas a quadrática e análise de gráficos. Já na prova de física caíram todos os assuntos bastante esperados, como ondas, circuitos elétricos, potência e energia, estática e colisões.

Por sua vez a prova de química foi considerada mais difícil, com muito conteúdo. Não era possível resolver as questões apenas com o texto base e o raciocínio em cima dele. Havia alguns temas recorrentes, como o tratamento de água e métodos de proteção dentro de eletroquímica.

O Jornal da Manhã entrevistou vários candidatos que prestaram exames por aqui e as avaliações variaram de acordo com a vocação de cada um. Para quem tem facilidade com as ciências exatas, caso de Kewen e Jordânia Alves, esta segunda etapa do Enem foi fácil:

Já para o grupo dos que não têm tanta habilidade com as exatas, o desafio de ontem foi mais puxado, caso de Aléxia Xavier, Ana Clara Rezende, Lara Cristina Gomes e Ludmila Mendes da Silva:

Os cadernos de questões e gabaritos oficiais do Enem serão divulgados na próxima quarta-feira, no portal do Inep.

Fotos: Myrtes Pereira/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis