Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

O palhaço Benjamim de Oliveira é homenageado em museu de São Paulo

Highslide JS

A exposição “Grandes Personalidades Negras” continua fazendo sucesso no Museu da Imagem e Som (MIS), em São Paulo. Ela homenageia 81 personalidades negras, que contribuíram para a história do Brasil.

Por si só a exposição já mereceria os aplausos, mas tem um fato que vai deixar nossa população muito orgulhosa. No grupo dos homenageados está Benjamim de Oliveira, nascido em Pará de Minas. Para quem não se lembra, ele foi o primeiro palhaço negro do Brasil.

A direção do Museu da Imagem e Som convidou vários artistas para retratar as personalidades, através de obras de grafite. O responsável por levar a imagem de Benjamim de Oliveira ao público é o artista Renato Cássio da Silva, conhecido pelo pseudônimo de Recassio Silva.

Ele tem 37 anos e vários trabalhos bem sucedidos. Formado em Design de Interiores e estudante de Arquitetura, Recassio trabalha com artes desde criança, e se intitula como um “artista prático”, sendo livre em seus trabalhos nos processos de criação, sem se prender muito a técnicas.

Recassio informou ao Jornal da Manhã que procurou retratar o olhar apaixonado de Benjamim de Oliveira pelo circo:

E sobre a experiência de descobrir a história de Benjamim de Oliveira, o artista disse que foi inesquecível:

Os trabalhos que compõem a exposição foram reproduzidos em cartazes que estão espalhados por quase uma centena de espaços culturais na capital paulista. Já os grafites originais se encontram no Museu da Imagem e Som.

Mesmo sendo de família mineira, Recassio não conhece nossa região, mas promete uma visita a Pará de Minas tão logo seja possível, dizendo que se identificou bastante com a história de Benjamim de Oliveira.

Por meio da divulgação da exposição, ele também teve a oportunidade de ter contato com a cidade através de Lafayette Teixeira, apaixonado pela história de Benjamim de Oliveira e ainda pôde conversar com uma bisneta do famoso palhaço. A exposição “Grandes Personalidades Negras” permanecerá até 29 de janeiro.

Fotos: Renato Cássio da Silva/Arquivo Pessoal





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis