Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Secretaria de Fazenda divulga calendário e valores do IPVA 2023. Saiba como consultar

Highslide JS

Agora é oficial: a Secretaria Estadual de Fazenda publicou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2023.  A cobrança começa em 13 de março para os veículos com final de placa 1 e 2 e seguirá com um esquema de pagamento de acordo com a placa do veículo até o dia 17. 

O pagamento do imposto poderá ser realizado em três parcelas, com vencimento para março, abril e maio, exceto para o veículo cujo o IPVA seja um valor inferior a R$ 150. Há, também, a possibilidade de quitar à vista até o dia do vencimento da primeira parcela. Neste caso, o motorista garante 3% de desconto. Se o veículo esteve com toda a documentação em dia nos anos de 2021 e 2022, o proprietário ganha mais 3%, totalizando 6% de economia.

A resolução da Secretaria de Fazenda estabelece também que a alíquota do IPVA em Minas terá variação entre 1% a 4% sobre o valor do veículo. Para automóveis novos, a base de cálculo é o preço que consta no documento fiscal, já para os usados leva-se em conta a média de mercado no fim do ano anterior ao da cobrança. Em ambos os casos é considerado o ano de fabricação do veículo.

O contribuinte já pode consultar o IPVA 2023 na página da secretaria na internet, no endereço fazenda.mg.gov.br. O pagamento poderá ser feito em bancos credenciados a receber tributos e demais receitas estaduais.

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis