Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Secretaria de Educação vai discutir com prefeito o novo piso salarial dos professores

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Educação, através de sua titular Marluce Pinto Coelho, vai discutir com o prefeito Elias Diniz a data de pagamento do novo piso salarial dos profissionais da educação.

A portaria publicada ontem pelo Ministério da Educação confirma em R$4.420,55 o novo piso da categoria. Esse valor representa um reajuste de 15% sobre os vencimentos de 2022, para profissionais que trabalham 40 horas semanais.

No caso da rede municipal de Pará de Minas, a carga horária semanal é de 25 horas. Por isso, os profissionais locais recebem um piso de R$2.403,00 que será recalculado agora.

Os recursos para custeio do novo piso virão do Fundeb – Fundo de Valorização e Desenvolvimento da Educação Básica. Por lei, até 70% da verba mensal liberada pelo Ministério da Educação podem ser investidos com pessoal.

O Sindicato dos Servidores Públicos de Pará de Minas acredita que o novo piso já será pago na folha de fevereiro, caso o projeto de lei seja aprovado. De olho nisso, a presidente Tânia Valeriano Leite também espera apoio da prefeitura na reivindicação dos serventes escolares.

Ela lamenta a defasagem salarial antiga. Desde 2020 o sindicato abriu um canal de negociação com a prefeitura, mas até agora nada. E Tânia estende as discussões, afirmando que a categoria é ampla – vai muito além das prestadoras de serviços da área educacional:

A sindicalista também está na expectativa do reajuste salarial do funcionalismo em geral. Segundo ela, todos os cargos estão acumulando perdas, por isso a entidade de classe está pleiteando 14% de recomposição:

Em relação ao novo piso nacional da enfermagem, Tânia Leite disse que aguarda implementação da lei no município, a partir da definição dos recursos que irão cobrir o custeio dos novos salários.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis