Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Bebês prematuros precisam de leite materno e os estoques estão pequenos

Highslide JS

O Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares, principal referência em Minas Gerais, está convocando doadoras para ampliar o estoque de leite no estado e salvar a vida de crianças cujas mães não podem amamentar. 

Segundo a coordenação do serviço, dezenas de bebês prematuros estão internados na UTI Neonatal da Maternidade, em Belo Horizonte, e o estoque está 30% abaixo do ideal, o que coloca em risco a continuidade da distribuição do leite humano para BH e demais hospitais mineiros. 

O apelo é para mulheres que estão amamentando e têm excedente de leite. Cada frasco de um litro pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Para suprir a demanda mensal, são necessários pelo menos 250 litros.

De acordo com as estatísticas da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, somente no ano passado, mais de 6.700 bebês prematuros nascidos em Minas Gerais se beneficiaram dos mais de 7 mil litros de leite distribuídos pelos bancos de leite do estado.

A doação pode ser feita em Pará de Minas, pois o Hospital Nossa Senhora da Conceição é um dos 30 postos de coleta habilitados em Minas. O procedimento, no entanto, deve ser feito dentro das recomendações de saúde. 

A doadora precisa ser saudável, não fumar, beber ou usar medicamentos, não ter contraído hepatite, aids ou sífilis. O leite só pode ser acondicionado em pote de vidro, devidamente esterilizado, fechado com tampa plástica. 

Em seguida, deverá ir imediatamente para o congelador. A entrega deve ser feita na portaria da Maternidade do hospital, que dá acesso à rua Benedito Valadares. 

Junto com o vidro, a pessoa deverá protocolar o nome da doadora e a data da coleta. O leite materno pode ficar no congelador por até uma semana. Mais informações, a mulher pode entrar em contato com a unidade de saúde pelo telefone (37) 3233-5400.

Foto Ilustrativa: Fhemig/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis