Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Anatel autoriza o 5G em Pará de Minas e mais cidades na região

Highslide JS

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou Pará de Minas a iniciar a transmissão do sinal da nova rede 5G. Nossa cidade está entre as 347 que obtiveram ontem a liberação para receber o sinal puro da faixa 3.5GHz (gigahertz), que é exclusiva para o 5G, com capacidade de transmissão de altíssima velocidade.

Além de Pará de Minas, outras 49 cidades mineiras foram contempladas, entre elas Itaúna, Sete Lagoas, São José da Varginha, Florestal, Juatuba, Esmeraldas, Lagoa Santa e Caeté. A transmissão também foi autorizada para municípios de outros 22 estados brasileiros. 

Mas na prática, esses municípios não terão o sinal ligado de imediato. Segundo a Anatel, para que isso aconteça, as prestadoras de serviços que adquiriram lotes na faixa estipulada terão que solicitar à agência o licenciamento e as ativações das estações de 5G. 

O prazo para as operadoras ativarem o sinal aos clientes é grande e obedecerá um cronograma estabelecido pela Anatel, considerando o número de habitantes das cidades.

No caso dos municípios com população igual ou superior a 30 mil habitantes, por exemplo, o cronograma de atendimento estabelece metas ano a ano até 2029.  Até o momento 487 cidades, que abrangem cerca de 86 milhões de brasileiros, obtiveram a liberação do 5G. 

Além de anunciar os novos municípios, a Anatel reforçou a orientação para as pessoas que acompanham a TV aberta pela antena parabólica. Elas precisam adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências no sinal.

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis