Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Novo golpe sobre transações feitas pelo Pix tem dado prejuízo a muita gente

Highslide JS

Se você realiza muitas transações via PIX, tome cuidado! Segundo a plataforma AllowMe, empresa de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais, um novo golpe envolvendo o sistema de pagamentos instantâneos já foi identificado e, além de roubar dados pessoais, pode também furtar valores de uma conta.

A prática criminosa foi descoberta por especialistas de uma empresa de cibersegurança. Ela envolve o uso de um vírus que consegue interceptar as transações bancárias entre usuários para ter acesso às informações das vítimas. 

Segundo a plataforma, quando o vírus entra no dispositivo é capaz de reconhecer os elementos da tela e os dados que são digitados pelo usuário. Assim, o estelionatário consegue saber o saldo de uma conta e os dados de acesso a ela, por exemplo.

Ainda de acordo com a AllowMe, a forma de ação dos criminosos é bastante engenhosa e pode passar despercebida pelas vítimas. Isso porque quando a pessoa programa uma transação via Pix, “uma nova tela parece carregar, mas trata-se, na verdade, de uma máscara branca, atrás da qual o criminoso está alterando valores e destinatários”. 

Sem prestar atenção nas informações, o correntista acaba confirmando a transação, digitando sua senha. Somente depois da transferência e da emissão do comprovante é que ele se dá conta que o dinheiro foi para outra pessoa. 

Estima-se que ao menos mil golpes com esse novo vírus já foram aplicados no Brasil, com um prejuízo de mais de R$ 100 milhões. 

A empresa de prevenção às fraudes explica que o vírus costuma infectar os dispositivos a partir de links enviados em e-mails, mensagens no WhatsApp, sites não confiáveis que demandam instalação de um aplicativo ou mensagens de texto. 

Desta forma, a orientação é desconfiar cada vez mais de conteúdos suspeitos no mundo digital e sempre ter muita atenção durante o preenchimento e confirmação das transações via PIX. 

Foto Ilustrativa:  Marcello Casal Jr/Agência Brasil






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis