Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

IPVA: calendário de vencimento começa hoje

Highslide JS

Começa hoje a escala de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023, em Minas Gerais. Assim como no ano passado, o governo de Minas transferiu as datas de pagamento de janeiro para março, mantendo as opções de quitação em cota única ou parcelamento em 3 vezes. 

Nesta segunda-feira, devem pagar a cota única ou primeira parcela os proprietários de veículos com finais de placa 1 e 2. Quem optar por quitar o imposto de uma só vez terá desconto de 3%. A escala deste mês de março segue até a próxima sexta-feira, dia 17. 

O IPVA 2023 pode ser pago em qualquer agência ou terminais de autoatendimento dos agentes arrecadadores autorizados: Banco do Brasil, Mais BB, Itaú, Bradesco, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Caixa Econômica Federal. Quem deixar de pagar o imposto paga multa de 0,3% ao dia até o 30º dia e 20% após esse período, além dos juros. 

Neste ano, foi mantido o programa desenvolvido para o "bom pagador", que dá 3% de desconto no IPVA para os contribuintes que se mantiverem regulares por dois anos consecutivos, em relação a todos os débitos vinculados ao veículo. O benefício é automático. 

Segundo o governo de Minas, até o final de fevereiro, proprietários de mais de 2 milhões de veículos se anteciparam e pagaram integral ou parcialmente o IPVA, totalizando R$ 1,5 bilhão de receita, valor que corresponde a 14% da previsão de arrecadação. 

Vale lembrar que, do total arrecadado com o IPVA, 40% são destinados aos municípios de emplacamento dos veículos, 40% para o Tesouro Estadual e 20% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Para ter acesso à escala completa de vencimento do imposto, acesse nosso site, radiosantacruzfmg.com.br.

Foto: Secretaria Estadual de Fazenda/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis