Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Vírus que provoca doenças respiratórias e diarreia lota as unidades de saúde

Highslide JS

A rede pública de saúde em Pará de Minas está com o sinal de alerta ligado para a circulação de um vírus, ainda não identificado, que está provocando doenças respiratórias e gastrointestinais. Desde o início do mês, as unidades de saúde da cidade, principalmente a UPA 24 Horas, têm registrado um aumento significativo de atendimento a pacientes com sintomas de problemas respiratórios, como resfriados e bronquites, e intestinais, com destaque para diarreia.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, o público mais acometido é infantil. Na última quarta-feira, por exemplo, Magesty disse que ficou impressionado com a demanda na UBS do bairro Walter Martins de atendimentos pediátricos, sendo a maioria de pacientes com quadros de diarreia, vômitos e dor de barriga. Ele acredita que esse cenário pode ser uma consequência das aglomerações do carnaval, mas também há outros fatores que favorecem a circulação do vírus. 


Ainda segundo Magesty, no próximo dia 23, haverá uma reunião na Regional de Saúde de Divinópolis para tratar do assunto e definir estratégias de atendimento à população. O secretário entende a necessidade de um apoio maior do Governo de Minas para reforçar a prestação do serviço e amenizar o peso financeiro custeado pelo Município.

Enquanto a Secretaria de Saúde tenta uma ajuda do Estado para fortalecer o atendimento, a orientação é que a população adote medidas de prevenção para evitar a contaminação pelo vírus. Entre as ações que podem ser realizadas no dia a dia está a higienização das mãos, que pode ser feita com água e sabão ou álcool-gel, principalmente antes das refeições e após a ida ao banheiro. Também é importante ingerir alimentos bem higienizados e água tratada. A automedicação não é indicada. Em caso de sintomas, as pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.

Fotos: Arquivo Rádio Santa Cruz FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis