Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Feriado de Tiradentes: cidadãos sabem quem foi o mártir da Inconfidência?

Highslide JS

Todo dia 21 de abril, o Brasil entra em feriado para relembrar e homenagear a vida e a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Devido ao envolvimento dele na Inconfidência Mineira, que foi um dos primeiros movimentos organizados no Brasil em busca da independência do país em relação a Portugal, Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792.

Séculos depois, ele ainda é lembrado pelo seu sacrifício, por isso o feriado nacional de amanhã. Como a data vai cair em plena sexta-feira, muitas pessoas vão curtir um feriadão se esquecendo do real motivo das comemorações.

Mas é uma data tão importante que não pode ser deixada de lado, por isso o Jornal da Manhã foi às ruas ouvir a população. Algumas pessos têm dificuldade em explicar o papel de Tiradentes na história do país. 

Outros não se lembram, mas têm aqueles que fazem questão de popularizar o conhecimento com a admiração profunda ao grande Inconfidente mineiro. Entre os entrevistados pelo JM, estavam Geraldo Magela, Neusa Pádua e Bruno Barbosa:

As maiores homenagens a Tiradentes acontecem em torno da entrega da Medalha da Inconfidência, promovida pelo governo mineiro. Por causa da pandemia, a solenidade foi suspensa durante dois anos, mas foi retomada em 2022 e amanhã deverá reunir grande público. Ela será realizada no centro de convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a partir das 9 horas.

Fotos: Reprodução/pixabay e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis