Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Três vereadores podem perder seus mandatos em Pará de Minas: PSDB também quer a expulsão deles

Highslide JS

A política de Pará de Minas está registrando mais um fato inédito na história. Quatro meses após o recebimento de uma denúncia, o diretório municipal do PSDB está prestes a expulsar três membros do partido, que são os vereadores Dilhermando Rodrigues Filho, o Dilé, Gladstone Correa Dias, o Toninho Gladstone, e Renato Almeida Costa Faria.

Se eles tiverem a expulsão confirmada pelo diretório estadual do PSDB poderão perder os mandatos. A denúncia contra eles foi apresentada à Comissão Executiva pela ex-vereadora Márcia Flávia Marzagão Albano, que teve o mandato cassado no ano passado.

Segundo informações obtidas pelo Jornal da Manhã, a denunciante acusou os três vereadores de infidelidade partidária, já que eles descumpriram determinação do diretório municipal de não apoiar o pedido de cassação.

Ela também denunciou os três por infrações e violações à ética, à disciplina, à fidelidade e aos deveres partidários, além de violação aos princípios pragmáticos do partido, assim como a prática de crime eleitoral de violência política de gênero.

A partir daí, o PSDB local levou o caso à Comissão de Ética, que seguiu os trâmites do estatuto. Foram feitos vários levantamentos, através de depoimentos testemunhais e documentais, até o relatório final, apresentado na noite da última sexta-feira (29/04), para os membros do diretório.

A reunião durou quase três horas e foi constituída da leitura do relatório, composto por 35 páginas, manifestação das partes envolvidas – 30 minutos para cada – e também dos demais membros presentes –10 minutos cada.

Em seguida aconteceu a votação nominal, sendo que a grande maioria acatou o pedido de propositura da ação de decretação de perda de mandato eletivo por infidelidade partidária e posterior expulsão deles.

Quem votou?

De acordo com informações apuradas pelo JM, dos 35 membros do diretório municipal do PSDB somente 13 atenderam a convocação para a reunião. O placar foi de 10 x 3 votos, sendo 10 favoráveis à perda de mandato e expulsão dos denunciados e 3 votos rejeitando o pedido.

Votaram contrários aos denunciados: Ari Araújo, Cláudia Faria, Daniel Barbosa, Elizabeth Barbosa, Ewerton Marinho, Geraldo Almeida (Geraldinho Cuíca), Jean Santos, Júlia Campolina, Milton Santos (Miltinho Jornaleiro) e Vanessa Barbosa.

Já os votos favoráveis aos denunciados foram dos próprios Dilhermando Rodrigues, o Dilé, Toninho Gladstone – os dois fazem parte do diretório – e de Andréa Moreira. 

O que vai acontecer agora?

O PSDB de Pará de Minas vai enviar relatório com todos os fatos para o diretório estadual do partido, aguardando manifestação do mesmo. Caso a alta cúpula mantenha a decisão local, a Justiça Eleitoral será comunicada e solicitada a dar posse aos suplentes.

A executiva do PSDB acredita que esses procedimentos levarão, em média, sessenta dias. O Jornal da Manhã apurou que os três vereadores vão recorrer da decisão da última sexta-feira e isso pode arrastar o processo. Eles, inclusive, pretendem contratar um advogado especializado em Direito Eleitoral para fazer a defesa.

Quem são os suplentes que podem assumir as vagas?

De acordo com informações obtidas pelo JM, os nomes que podem ser convocados para assumir as respectivas cadeiras são os de Cláudia Assunção, Doutor Ênio e Jean Santos. A listagem inicial dos suplentes era outra mas, desde as últimas eleições municipais, o partido registrou algumas baixas nas filiações.

Foto: Montagem - Rafael Cesar/Rádio Stilo FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis