Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Luta contra o cigarro eletrônico é o destaque do Dia Mundial sem Tabaco

Highslide JS

Hoje é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco. Criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tem a finalidade de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, considerada uma doença crônica.

O consumo do tabaco é responsável direto por mais de 80% dos casos de câncer de pulmão e mais de uma dezena de outros tipos de câncer, como esôfago, estômago, pâncreas, rim, bexiga, boca, laringe, faringe, garganta e mama. 

Também é a principal causa de morte evitável no mundo, com mais de 10 mil óbitos por dia, segundo estimativa da OMS. Segundo especialistas não existe uma forma e quantidade segura de consumo, pois o cigarro é composto por cerca de 4.700 substâncias tóxicas. 

A cada ano, órgãos públicos e entidades ligadas à saúde realizam campanhas de conscientização sobre o tabagismo de acordo com o cenário enfrentado por cada região. Em Minas Gerais, o principal foco neste ano é alertar a população, especialmente os mais jovens, sobre o cigarro eletrônico, cujo consumo está crescendo mesmo com proibições na venda e uso do equipamento.

Profissionais das vigilâncias sanitárias de todo o estado participaram de um curso de capacitação sobre legislação e fiscalização em controle do tabaco para fazerem a inspeção dos eletrônicos a fim de conter o espalhamento e prevenir o interesse dos jovens.

Conforme Nayara Resende Pena, que coordena o Programa de Promoção da Saúde e Controle do Tabagismo em Minas, o intuito é evitar o início do consumo, além de identificar comércios que, ilegalmente, vendem os cigarros eletrônicos.

Nayara acredita que entre os motivos que fazem os jovens interessar pelos eletrônicos está a falsa ideia de que eles são menos danosos à saúde e também por serem produtos tecnológicos e apresentarem diversos sabores. 
O maior desafio para diminuir o consumo no Brasil são as vendas na internet, pois alguns sites estão hospedados fora do país, dificultando a localização do autor. 

Atenta a esse problema a Anvisa anunciou que está reforçando a comunicação e parceria com as plataformas de e-commerce e redes sociais, no intuito de tirar do ar as páginas que fazem propaganda ou exposição à venda de cigarros eletrônicos. Em Pará de Minas, até o fechamento desta reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde não informou se fará uma ação especial alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco. 

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis