Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Vacina contra a meningite está disponível em todas as unidades de saúde

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou a ampliação temporária da oferta da vacina meningocócica ACWY. A decisão segue uma orientação da pasta estadual e tem o objetivo de aumentar o quantitativo de doses e, consequentemente, a cobertura vacinal da população.

O imunizante será ofertado dentro da campanha de vacinação contra a meningite C, cujo prazo termina em 30 de julho. Pará de Minas recebeu mil doses, já disponíveis à população em todas as 25 unidades de saúde do município. 

Juliana Viana, responsável pelo setor de imunização da Secretaria de Saúde, explica qual público pode receber a vacina e pede às pessoas que não deixem passar a oportunidade.

A oferta temporária da vacina ACWY é uma alternativa para melhorar os índices de vacinação contra a doença. Isso porque Pará de Minas, assim como outros municípios, tem recebido baixa quantidade de doses da vacina da meningite C, que é diferente. As remessas semanais quase não duram dois dias.

O imunizante ACWY abrange 4 sorogrupos da meningite e é mais aplicado em adolescentes de 11 a 14 anos. Já a vacina C, que vem sendo utilizada ao longo da campanha, age no sorogrupo C. A mobilização estadual de vacinação contra a meningite vai até 30 de julho e tem como público-alvo crianças de três a cinco meses de idade e pessoas com 16 anos ou mais.

A preocupação com a meningite se justifica pela seriedade da doença e pelo aumento de casos em 2022, quando o estado registrou 714 notificações, um resultado 38% superior ao ano anterior. Em 2023, até a primeira quinzena de maio, foram registrados 193 casos. 

Foto: Reprodução Agência Minas - Fábio Marchetto/SES-MG 






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis