Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Dia Mundial do Doador de Sangue: cidade tem um motivo especial para celebrar

Highslide JS

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue (14). Criada oficialmente pela Assembleia Mundial da Saúde em 2005, a data tem a finalidade de homenagear e agradecer aos doadores voluntários e, ao mesmo tempo, conscientizar a sociedade sobre a importância de salvar vidas a partir deste ato. 

Neste ano, a campanha mundial tem como lema "Doe sangue, doe plasma, compartilhe a vida, compartilhe com frequência" e destaca a importância de uma doação regular para criar um suprimento de sangue e hemoderivados seguro e sempre disponível para as pessoas que necessitarem. 

Segundo Fabíola Nogueira, responsável pelo Setor de Captação de Doadores do Hospital Nossa Senhora da Conceição, a comemoração de hoje é ainda mais especial, porque neste mês o Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) de Pará de Minas completa um ano de funcionamento.

Ao Jornal da Manhã, Fabíola chamou atenção para os ganhos que a unidade trouxe para o município, atraindo mais pessoas para a doação. Porém, ela ainda percebe que, mesmo com a coleta na cidade, existem pessoas que ficam colocando obstáculos para praticar este gesto de amor. 

Sobre o lema do Dia Mundial do Doador, que ressalta os hemoderivados do sangue, Fabíola Nogueira explicou que o ato é capaz de salvar mais de quatro vidas devido ao processo realizado com o sangue coletado. 

O Dia Mundial do Doador de Sangue coincide com o período do ano em que os estoques diminuem consideravelmente devido à mudança na temperatura. Com os termômetros em queda, parte dos doadores é acometida por doenças respiratórias, entre outras infecções típicas desta estação, o que inviabiliza a doação. 

Esse cenário já é uma realidade e representa um grande desafio para a rede pública e particular de saúde de Minas. Há cerca de três semanas, a Fundação Hemominas tem reforçado os alertas para o nível crítico de alguns tipos sanguíneos, especialmente o O-.

Nesta semana, o Pace de Pará de Minas realizará a primeira coleta de junho, sendo que a segunda está prevista para o dia 23. Para essas duas edições, as senhas do Hospital Nossa Senhora da Conceição já estão esgotadas.

Mas os interessados podem entrar em contato com o AME para saber se ainda há vagas pela Secretaria Municipal de Saúde. O telefone é o 37/ 3233-5830. Com relação às coletas de julho, Fabíola está listando os candidatos para as datas que ainda serão confirmadas pela Hemominas. Quem tiver interesse pode entrar em contato pelo número 37/ 3233-5461.

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis