Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Projeto pioneiro de fortalecimento dos vínculos afetivos na Pio Canedo mostra bons resultados

Highslide JS

Uma parceria firmada entre o Conselho de Execução Penal da Comarca de Pará de Minas com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e a Penitenciária Pio Canedo vem apresentando bons resultados.

Trata-se de um projeto pioneiro em Minas Gerais, voltado para a facilitação do cadastramento de pessoas interessadas em fazer visitas aos detentos. Antes o procedimento era feito pela equipe administrativa do presídio.

Mas desde abril de 2022, com a implementação do Programa de Vínculo Familiar, que a tarefa foi assumida pela Secretaria de Assistência Social. Quem responde pela prestação de serviços é Maria Angélica Varela.

Nesse período ela já atendeu quase duas mil pessoas, sendo 1.117 em 2022 e 809 neste ano. O programa traz muitos ganhos para os familiares dos detentos e eles vão desde a economia financeira à agilização dos cadastros:

Os ganhos vão além da praticidade e da questão econômica. Como o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, os cadastramentos acontecem com mais frequência. Angélica Varela atende uma média de 12 pessoas diariamente. 
Além de fazer novos cadastros e cuidar da renovação de outros, cujo prazo de validade é de um ano, ela ainda presta um serviço direcionado ao acesso infantil:

O reconhecimento da sociedade aos serviços prestados vem através de agradecimentos diários, fazendo com que Angélica Varela encare a atividade como uma verdadeira missão social. 
Advogados também enxergam os benefícios, com ênfase no atendimento em local estratégico e na frequência dos cadastros. Mas o lado emocional também conta muito, segundo informou Laís Araújo Gonçalves:


Funcionários da área administrativa da Pio Canedo também se mostram satisfeitos com a parceria, inclusive, admitindo que não dariam conta mais de assumir totalmente o processo de cadastramento de visitantes devido ao grande volume de trabalho. A Penitenciária Pio Canedo está com 802 presos.

Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pará de Minas




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis