Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pará de Minas entra na lista dos municípios que vão receber mais recursos da Vale

Highslide JS

O município de Pará de Minas faz parte do grupo dos treze que estão recebendo, nesta semana, recursos para a execução das obras de reparação da Vale, em decorrência da tragédia de Brumadinho, ocorrida em janeiro de 2019. Inicialmente as obras indicadas por consultas populares seriam executadas pela própria mineradora, mas houve mudanças nas conversações e as prefeituras é que ficarão encarregadas da execução dos projetos.

Além de Pará de Minas, a lista inclui recursos para Três Marias, Betim, Felixlândia, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Paineiras, Paraopeba, Pompéu, São Gonçalo do Pará e São Joaquim de Bicas. Esta liberação de recursos está sendo tratada como uma parte separada das demais. No total, as 13 prefeituras terão direito aos R$860 milhões que vão cobrir estas obras.

As mudanças na gestão dos projetos se devem às inúmeras queixas dos prefeitos da bacia do Paraopeba, que há mais de um ano vêm questionando o chamado ‘Custo Vale” dos projetos orçados pela mineradora. Houve muitas reclamações dos orçamentos apresentados pela Vale, considerados altíssimos. A contestação das prefeituras foi reforçada, inclusive pela apresentação de planilhas com valores menores.

Diante disso, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais sugeriu a contratação da Fundação Getúlio Vargas para uma auditoria nos custos inicialmente estimados pela mineradora. E em todos os projetos, o valor apresentado pela Vale superou os custos orçados pelas prefeituras. Diante da situação, o Tribunal de Justiça homologou um acordo, determinando que as obras que seriam executadas diretamente pela Vale ficarão sob a responsabilidade das prefeituras.

Em princípio, a mineradora resistiu à mudança, mas depois reconheceu que, de fato, os municípios teriam mais condições de realizar as obras. A própria direção da Vale admitiu que não tem familiaridade com a execução de obras públicas. Quanto à transferência de recursos para os outros municípios que têm direito às obras da Vale ainda não há uma data, porque está faltando a aprovação do Tribunal de Justiça.

As cidades que estão na fila são Abaeté, Biquinhas, Caetanópolis, Curvelo, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Maravilhas, Mário Campos, Morada Nova de Minas, Papagaios, Pequi e São José da Varginha.

Foto Ilustrativa: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis