Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Polícia Penal de Minas utiliza tecnologia contra drones inédita no Brasil

Highslide JS

A Polícia Penal de Minas Gerais é a primeira força de segurança do Brasil a empregar tecnologia avançada para identificar e neutralizar drones criminosos usados para violar a segurança das prisões. 

A tecnologia, chamada RF Patrol, emite sinais para detectar drones não tripulados, desativando seus sinais e indicando a origem do comando de voo. Junto com o Drone Gun, essa tecnologia compõe o Kit Anti-Drone, usado para combater o lançamento de itens ilícitos em prisões por meio de drones. 

O kit foi adquirido por R$ 1,4 milhão através de parceria com o Departamento Penitenciário de Minas Gerais, o Ministério Público do Trabalho e o Conselho da Comunidade. A tecnologia visa prevenir atividades criminosas de detentos e aumentar as prisões de envolvidos. 

No ano passado, houve 246 ocorrências de apreensões de materiais ilícitos lançados por drones, e em 2023, 76 ocorrências com 3 drones confiscados. O kit começou a ser utilizado pela Segurança Pública do Estado nesta semana e já tem resultados: policiais penais da Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana, abateram um drone criminoso que sobrevoava os arredores da unidade. 

Além da aeronave, os policiais apreenderam um celular, um chip e um cabo USB.  Com o Kit Anti-Drone, a Polícia Penal busca fortalecer a segurança das prisões e da sociedade.

Foto: Tiago Ciccarini/Sejus






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis