Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Prefeitura vai renovar contrato com a Vagalume até nova licitação

Highslide JS

Alvo de reclamações em Pará de Minas a Vagalume, empresa responsável pela manutenção da iluminação pública, terá o contrato renovado com a prefeitura. A informação foi confirmada ao Jornal da Manhã por Israel Bernardes, engenheiro eletricista do município e responsável pela área.

O vínculo da empresa com a prefeitura termina no próximo dia 8 de outubro e ainda não há prazo definido para a prorrogação. Segundo Israel, a renovação do contrato será feita somente até a realização da licitação para contratação da nova empresa, o que há chance de acontecer ainda neste ano.

Esta será a segunda renovação entre a Vagalume e a Prefeitura de Pará de Minas, sendo que a primeira aconteceu há um ano. Pela legislação, a renovação pode ser feita até quatro vezes, sempre em período igual ou inferior à renovação anterior, ou seja, um novo vínculo pode durar, no máximo, 12 meses.

Caso a empresa não tenha interesse, o município deverá fazer uma contratação emergencial, como explica o engenheiro. 

Para executar o serviço de manutenção na iluminação pública em Pará de Minas, a Vagalume receberá, até o final do contrato, mais de R$ 465 mil. O valor foi reajustado em 7,17% em maio deste ano.

Desde o primeiro ano de serviço no município, a empresa recebeu diversas reclamações de moradores de todas as regiões pelos atrasos na troca de lâmpadas queimadas. Na Câmara Municipal, vereadores acumularam requerimentos solicitando melhorias na iluminação. Questionado sobre o desempenho da Vagalume, Israel Bernardes admitiu as falhas na prestação do serviço. 
Na Ouvidoria Municipal, as queixas relacionadas à iluminação pública tiveram aumento de 37% em 2023. De janeiro até o último dia 22 de setembro, foram feitas 6.927 solicitações de troca de lâmpadas. Neste mesmo período em 2022, foram 5.052 pedidos. 

Israel Bernardes acredita que para os próximos anos, a tendência é de diminuição na demanda, uma vez que a cidade está avançando com a iluminação de Led, o que deverá gerar menos manutenção. 

O Jornal da Manhã entrou em contato com a Vagalume solicitando uma posição, mas ela não foi enviada. No entanto, o responsável pela empresa se disponibilizou a gravar uma entrevista ainda nesta semana para fazer os devidos esclarecimentos à população. 

Foto: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis