Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Assustador: violência contra as crianças está aumentando em Minas Gerais

Highslide JS

Na Semana da Criança, as autoridades de segurança pública alertam para o aumento dos casos de violência contra crianças em Minas Gerais. Cada vez mais elas são vítimas de abusos e agressões em todo o Estado. 

Crimes sexuais, lesões corporais e as agressões contra os menores de 11 anos aumentaram 13% neste ano, uma média de 18 casos de violência por dia. Em Pará de Minas, embora os números oficiais não tenham sido divulgados, os casos de violência também preocupam.

O coordenador do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Marcos Antônio Figueiredo dos Santos, conta que o órgão tem feito o monitoramento das vítimas deste tipo de violência e que é nítido o aumento dos casos na cidade. 

Marcos Antônio conta que os casos de violência são mais recorrentes em ambientes de maior vulnerabilidade social, daí a importância de um trabalho mais intenso junto a essas comunidades:

Levantamento do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), aponta que 80% dos abusos contra crianças e adolescentes são praticados no ambiente familiar. 
Isso torna cada vez mais necessário o trabalho de conscientização e prevenção dentro de casa, para que estes crimes não aconteçam. Mas quando acontecem, é necessário um trabalho de acolhida das vítimas. Marcos Antônio, que também é psicólogo, reforça essa importância:

Toda pessoa pode ajudar no combate à violência contra crianças e adolescentes. Ao perceber qualquer situação suspeita, é preciso entrar em contato com as autoridades e registrar uma denúncia. 
A chamada pode ser feita à Polícia Militar, pelo 190, ou no Disque 100, que é o telefone do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que encaminha o caso para o conselho tutelar mais próximo.

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis