Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Alerta: os casos de câncer de mama estão aumentando em pessoas com menos de 50 anos

Highslide JS

A Associação Brasileira de Apoio e Combate ao Câncer, através de sua unidade instalada em Pará de Minas, continua desenvolvendo a programação especial do mês, voltada para a conscientização do câncer de mama. Para a entidade, que é mais conhecida pela sigla de Abraco, a prevenção a esta doença é contínua, mas no mês de outubro o foco é totalmente direcionado às mulheres, por meio do incentivo ao autocuidado.

A programação elaborada pela Abraco passa por reflexões nas salas de espera das unidades de saúde da cidade, tanto públicas como privadas, assim como em encontros nas empresas. Já no dia 26 de outubro, acontecerá a Subida do Cristo, aberta ao público em geral, a partir das cinco da tarde. E no dia 31, encerrando as ações do mês, será realizado um seminário no auditório da Fapam, das 7h às 10h, com destaque para o tema.

A prevenção é a melhor forma das pessoas enfrentarem o câncer, qualquer que seja ele, mas o que ataca as mamas tem sido o mais detectado nas últimas três décadas. E aqui vai outro alerta: o número de pessoas com menos de 50 anos diagnosticadas com câncer aumentou em todo o mundo, mas as causas ainda não foram completamente compreendidas pelos pesquisadores.

Os casos de câncer entre pessoas com idades de 14 a 49 anos também aumentaram quase 80% nos últimos anos. A equipe responsável pelo novo estudo apontou a má alimentação, o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas como principais fatores de risco. E logo atrás aparecem o sedentarismo e a obesidade.

Os tipos de câncer mais fatais foram o de mama, traqueia, pulmão, intestino e estômago, mas os casos que registraram altas mais expressivas foram os de nasofaringe – entre o nariz e a boca – e de próstata.

Os dados variam consideravelmente de um país para o outro, levando em consideração vários fatores, sendo o principal a ausência de exames regulares para detecção da doença. 

E as previsões para 2030 não são boas, pois existe possibilidade da doença atingir 30% mais de pessoas no mundo, caso a consciência da prevenção não esteja tão fortalecida.

Fotos: Reprodução Abraco - Divulgação





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis