Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Médicos alertam: dispara o número de bebês infectados pela Covid

Highslide JS

Os consultórios médicos e as unidades de saúde de Pará de Minas continuam registrando casos de Covid. Devido à imunização de parte da população, o índice de pessoas acometidas pela doença é pequeno, mas serve de alerta para a população em geral. Já não vivemos mais os efeitos da pandemia, no entanto, o vírus está longe de desaparecer e quanto mais a população se atentar para isso melhor, porque a prevenção é muito importante e começa pela vacinação.

Segundo informações fornecidas ao Jornal da Manhã por vários médicos, a Covid tem atingido todas as faixas etárias, principalmente crianças menores de um ano que acabam contraindo o vírus dos próprios pais. O Ministério da Saúde tem divulgado que espera uma alta de casos nas próximas semanas no Brasil. O aumento se associa à Éris, nova subvariante da Ômicron. As baixas taxas de vacinação também preocupam.

Segundo a equipe que monitora os casos no país, nesse fim de ano o número de contaminações deve dar um salto, daí a necessidade das pessoas se protegerem melhor, tomando a vacina bivalente. O alerta é dirigido principalmente para os grupos de risco, já que estamos no início da subida. Segundo levantamento de entidades que monitoram a doença no Brasil, a taxa de positividade em agosto era de 7,5% e no último mês de outubro subiu para 13,8%.

E agora uma notícia boa em relação à Covid – a vacina será incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI) a partir de 2024. Segundo recomendações do Ministério da Saúde, os estados e municípios devem priorizar crianças de 6 meses aos menores de 5 anos e grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos; imunocomprometidos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; entre outras. 

Com relação aos demais grupos, a pasta informou que, assim como em outras campanhas, ofertará a vacina caso haja disponibilidade de doses após a imunização do público-alvo. Ao defender a inclusão da vacina no calendário anual, o Ministério da Saúde disse que o Brasil chegou a ter 4 mil pessoas morrendo todos os dias por Covid e, hoje, esse número caiu para cerca de 40. 

Outra novidade referente à imunização é o lançamento do calendário digital para ajudar a manter o cronograma de vacinação em dia. A ferramenta, disponível para download, permite pesquisar todas as doses atualmente disponíveis, além de oferecer informações sobre doenças preveníveis, público-alvo, faixa etária e os imunizantes recomendados.

A plataforma também conta com conteúdo voltado para profissionais de saúde, incluindo publicações técnicas, atividades de microplanejamento e portarias. O calendário está disponível no site gov.br/saude.

SANTA LUZIA DETERMINA A VOLTA DAS MÁSCARAS – A disparada dos casos de Covid em Santa Luzia, na Grande BH, levou o município a retomar a obrigatoriedade das máscaras em locais como hospitais e centros de saúde, bem como para pessoas vulneráveis. A justificativa das autoridades da saúde é que os casos confirmados em Santa Luzia subiram 306% de outubro para cá.

O uso da máscara também será obrigatório para pessoas sintomáticas ou potencialmente em contato com transmissores, assim como para as pessoas com resfriado ou gripe, indivíduos não vacinados contra a Covid ou com esquema de vacinação incompleto e também os imunossuprimidos.

O prefeito de Santa Luzia, Pastor Sérgio, disse que a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo o monitoramento diante da disparada dos casos. Destacou também a importância das pessoas se vacinarem, principalmente as que têm comorbidades.

O número de casos em Santa Luzia também é muito elevado quando comparado com o restante do estado, mas Minas Gerais como um todo tem apresentado saltos nos índices de contaminação pelo novo coronavírus.

Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis