Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Clima tenso na Artepam: artesãos não entram em acordo em relação à localização da feira

Highslide JS

A decisão da Artepam (Associação dos Artesãos de Pará de Minas) de mudar o local de sua Feira de Artesanato desagradou um grupo de expositores. Por causa disso o assunto, que parecia estar resolvido, voltará à pauta de debates no próximo sábado (11), durante uma assembleia.

A proposta da Artepam é transferir a exposição da praça Padre José Pereira Coelho para a praça Melo Viana, ambas no centro da cidade, evitando conflitos com os artesãos da Culturart, outra entidade que participa da tradicional feirinha nas manhãs de sábado.

Segundo a artesã Flávia Stela Ribeiro Prata, muitos membros da Artepam são contrários a ideia de trabalhar na Melo Viana, entendendo que ela não apresenta estrutura adequada. 

Conforme prevê o estatuto da Artepam, um edital de convocação da assembleia foi realizado e assinado por um quinto dos associados. O grupo quer usar a soberania da assembleia para confirmar a decisão de mudança de endereço. 
Sobre a convivência dos artesãos na praça Padre José Pereira Coelho, Flávia acredita que ela pode ocorrer sem maiores problemas, desde que haja respeito das partes:

Além da mudança de praça, os artesãos também solicitarão na assembleia a prestação de contas da Artepam e a divulgação do edital de convocação para a próxima eleição.

Flávia Prata informou que a associação não conta com tesoureiro nem Conselho Fiscal e que a prestação de contas não é feita regularmente. Quanto às eleições, ela diz que o mandato da atual diretora terminará em 23 de janeiro e, pelo estatuto, um edital de convocação das chapas deveria ter sido lançado em outubro, o que não aconteceu. 

O Jornal da Manhã procurou a presidente da Artepam, Roseli Medeiros, que se defendeu das acusações. Disse que a maior parte do grupo contrário à mudança de endereço não é mais associada, portanto, ela reconhece que a assembleia do próximo sábado não terá valor jurídico.

Roseli informou, também, que a assembleia realizada pela Artepam para esta finalidade aconteceu em 23 de agosto, com 10 votos favoráveis e 2 contrários. Ela acredita que a praça Melo Viana tem potencial para abrigar a feira que deve começar a funcionar no novo endereço ainda neste mês.


Com relação à prestação de contas, Roseli Medeiros admitiu que os números não foram apresentados regularmente ao longo do ano, por causa da renúncia da tesoureira e dos conselheiros fiscais. Mas a associação já está tomando providências para repor as vagas.

A estimativa de Roseli é que o novo Conselho Fiscal e a Tesouraria da Artepam sejam efetivados ainda na primeira quinzena de dezembro. Se isso se confirmar, a prestação de contas acontecerá dez dias após os cargos serem ocupados. 
Questionada sobre a eleição, a presidente disse que o pleito acontecerá dentro do prazo, mas quer definir primeiro a situação envolvendo os cargos ociosos.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis