Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Tomaticultores no sufoco pelos preços baixos e a ação dos atravessadores

Highslide JS

O tomate, embora seja um fruto, é reconhecido pela população e até pelos produtores como um item somado às hortaliças, por estar presente na maior parte das saladas e molhos.Ele é, inclusive, o item que mais se destaca nas principais refeições diárias, além dos lanches e fast food.

Com presença tão marcante no cardápio, o tomate já ocupa a segunda posição mundial em área cultivada e a primeira em volume industrializado, devido à infinidade de produtos derivados dele.

De acordo com dados do IBGE, a área de plantio de tomate no Brasil está alcançando 64 mil hectares. Próximo de Pará de Minas se destacam os produtores da região de São José da Varginha e Pequi, responsáveis por boa parte do abastecimento mineiro.

No entanto, mesmo com importante participação no mercado, os produtores reclamam que a atividade não tem rendido tão bem e, em alguns casos, mal cobrem os custos de produção. 

O produtor André Geraldo Duarte, falou ao Jornal da Manhã. Se aproximando de mais uma colheita de tomate italiano, programada para janeiro, ele lamenta os preços muito baixos, assim como a atuação de atravessadores, que acabam ganhando muito mais que o homem do campo. 

O produtor tem recebido apenas R$150,00 pela caixa de 20 kg de tomate, valor que é visto como irrisório, já que na hora de fechar as contas, o lucro não aparece. 
André espera maior valorização e defesa do homem do campo. Também defende políticas que garantam o barateamento dos insumos e boas condições de investimentos na lavoura. 

Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis