Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Empréstimo consignado: teto de juros do INSS será reduzido nos próximos dias

Highslide JS

Novidade para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou o novo limite de juros de operações de crédito consignado, reduzindo a taxa de 1,84% para 1,8%.

O teto dos juros para o cartão de crédito consignado também caiu, de 2,73% para 2,67% ao mês. Os novos índices entram em vigor cinco dias após a instrução normativa ser publicada no Diário Oficial da União, o que pode ocorrer ainda nesta semana. 

A justificativa para a redução foi o corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic, que reduziu de 12,75% para 12,25% ao ano. Com o novo teto, alguns bancos oficiais terão de reduzir as taxas para o consignado do INSS. 

O limite dos juros do crédito consignado do INSS foi objeto de embates no início do ano. Em março, o Conselho da Previdência Social reduziu o teto para 1,7% ao mês. A decisão opôs os Ministérios da Previdência Social e da Fazenda.

Os bancos suspenderam a oferta, alegando que a medida provocava desequilíbrios nas instituições financeiras. Sob protesto das centrais sindicais, o Banco do Brasil e a Caixa também deixaram de conceder os empréstimos porque o teto era inferior ao cobrado pelas instituições.

Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis