A famosa onda de calor volta a atingir boa parte do país neste fim de semana, segundo o novo alerta emitido pelo Inmet. Aqui na região, os termômetros terão médias máximas de 35ºC a 39ºC, com uma sensação térmica que pode chegar a 40ºC.
Não deve chover nos próximos dias, devido às baixas condições para formação de nuvens carregadas, contudo, o tempo deve permanecer nublado. A umidade relativa do ar fica entre 20% e 30%, podendo diminuir, devido à onda de calor que chega na região.
Mas apesar da elevação dos termômetros, esta nova onda de calor que chegou a Minas Gerais não está sendo tão forte como aquelas registradas em agosto, setembro e novembro. Mesmo assim, os termômetros têm registrado temperaturas mais elevadas, que indicam risco à saúde.
Quadros de desidratação são comuns nestes dias, daí a necessidade das pessoas reforçarem os cuidados com a alimentação, inferindo bastante água e frutas com maior concentração de líquidos, como melão, melancia, abacaxi e laranja.
E os cuidados com a saúde nos períodos de calor provavelmente continuarão válidos para os próximos meses, já que novas ondas e temperaturas elevadas devem atingir o estado em 2024.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno climático El Niño, responsável pelos recordes de aquecimento no país, deve durar até abril. Com isso, podemos dizer que, pelo menos no primeiro semestre do ano que vem, teremos temperaturas acima da média.
Mas outros motivos também contribuem para as ondas de calor que têm ocorrido nos últimos meses, como desmatamento e emissão de gases de efeito estufa.
Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com