Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Resgates de urgência evidenciaram ação dos bombeiros em 2023

Highslide JS

Saiu o balanço das atividades do Corpo de Bombeiros em Pará de Minas no ano de 2023 – o destaque ficou para os resgates de urgência.

A corporação atendeu mais de 5 mil ocorrências, com destaque para as operações de atendimento pré-hospitalar (em regime de urgência), que representaram quase 17% do total.

O balanço foi divulgado pelo comandante da 2ª Companhia do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, Capitão Boaventura. Ele avaliou o número como elevado mas, em contrapartida, não houve ocorrências de grande impacto, se referindo ao risco de desabamento da barragem do Carioca. 

Ao todo, o Corpo de Bombeiros considera 14 tipos de atendimentos realizados, entre eles explosão e incêndio urbano, mergulho e salvamento aquático, salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar, vistorias e demonstrações e treinamentos.

Com relação aos resgates realizados, que somaram 869 ocorrências, boa parte esteve relacionada aos acidentes com motocicletas. De acordo com o Capitão Boaventura, o aumento do número de motos em circulação e o abuso de alguns condutores se transformaram em um cenário perigoso para o trânsito.

Diante dessa situação, o Corpo de Bombeiros já planeja novas campanhas educativas na tentativa de conscientizar as pessoas envolvidas no trânsito.
Outros destaques no balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros foram os registros de explosão e incêndio urbano (118 ocorrências), acidentes de trânsito (349 ocorrências) e incêndios florestais (281 ocorrências).

A corporação também enalteceu o projeto Bombeiros na Escola, que aproxima os militares dos alunos através de capacitações preventivas para casos de incêndios. Para 2024, inclusive, a Companhia pretende expandir as ações infantis através do projeto Bombeiro Mirim. O assunto ainda está sendo discutido. 

Além de Pará de Minas, as estatísticas também consideram os atendimentos realizados nas cidades de Igaratinga, São José da Varginha, Pequi, Papagaios, Maravilhas e Onça de Pitangui.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis