Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Especialistas preocupados: cobertura vacinal nas crianças contra a Covid é baixíssima

Highslide JS

Menos de 1% das crianças entre 3 e 4 anos completaram o esquema vacinal contra a covid-19 em Pará de Minas. Os dados constam no Vacinômetro, painel de informações da Secretaria Estadual de Saúde.

Ao todo, a população desta faixa etária é de 2.231 crianças, mas somente 19 tomaram as três doses do imunizante, o que representa 0,85% do total. Os índices também são baixos nos outros grupos, como aqueles que tomaram duas ou uma dose.

De acordo com o Vacinômetro, 223 crianças de Pará de Minas foram vacinadas com duas doses, quase 10% do total, e aqueles que tomaram apenas a primeira dose, foram 482, cerca de 21%.

Embora a covid não esteja tirando tantas vidas como em outros anos, profissionais de saúde estão preocupados com a baixa procura de pais e responsáveis pela imunização dos filhos. 

De acordo com nota técnica divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de agosto de 2021 a julho de 2022, a síndrome respiratória foi a principal causa de morte por doenças que podem ser prevenidas por vacina entre menores de 19 anos. 

A infectologista Rosana Richtmann diz que a covid-19 continua de forma semelhante ao que ocorre com o vírus da gripe. Ela destaca a importância da vacinação e defende a aplicação de dose anual para crianças e grupos prioritários. 

Ainda segundo a Fiocruz, a vacinação reduz em até 41% o risco de a criança ou adolescente desenvolver a chamada Covid-Longa — quando os sintomas permanecem mesmo após a fase aguda da doença. 

A instituição também informou que as duas vacinas aplicadas em crianças no Brasil, do Instituto Butantan e da Pfizer, têm efetividade próxima a 90% para alguns grupos etários, principalmente contra hospitalização pela doença. 

De maneira geral, considerando todos os grupos, a vacinação contra a covid-19 em Pará de Minas mostra um certo desleixo com o esquema de reforço. Na cidade, 81% da população recebeu a primeira dose, 41% o reforço monovalente e menos de 15%, o reforço bivalente.

Fotos: Ilustrativa: Reprodução Marcelo Camargo/Agência Brasil e Arquivo Pessoal (Rosana)







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis