Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Loteamento implanta a primeira ciclofaixa de Pará de Minas

Highslide JS

Pará de Minas agora conta com uma ciclofaixa. Reivindicação antiga de muitos ciclistas na cidade, esse espaço de uso exclusivo de bicicletas foi implantado no Residencial Veredas, loteamento novo que fica perto do Parque de Exposições. A ciclofaixa foi colocada na rua Pedro Nestor de Melo Duarte, bem na entrada do bairro. Ela tem aproximadamente 600 metros de extensão por 2,40m de largura, e possibilita o sentido duplo. 

A Lotecamp, empresa responsável pelo loteamento, já fez a pintura da faixa e a colocação dos tachões para sinalizar e delimitar o espaço. Mesmo o bairro ainda não tendo moradores, algumas pessoas já estão utilizando o espaço, especialmente crianças. A ciclofaixa do Residencial Veredas é uma novidade em Pará de Minas, já que a cidade não tem esses espaços disponíveis para bicicletas em vias públicas, mesmo com uma legislação vigente que trata sobre o sistema cicloviário. 

Recentemente, em entrevista ao Jornal da Manhã, o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Dimitri Morais, disse que a prefeitura tem dificuldade para implantar as vias de bicicletas em grandes corredores, como as avenidas Presidente Vargas e Mello Cançado, devido ao enorme fluxo de veículos e à falta de espaço das vias. 

Caso isso acontecesse, por exemplo, seria necessário retirar os estacionamentos, medida que não agradaria ou poderia afetar os comerciantes. A forma encontrada pelo Município foi abrir a possibilidade para que os novos loteamentos implantem ciclofaixas ou ciclovias nas chamadas vias coletoras, que são mais largas. 

Ainda de acordo com o secretário Dimitri, a prefeitura está cobrando dos proprietários dos empreendimentos a colocação dos espaços de bicicletas. Mas apesar dessa possibilidade, disponibilizada pela prefeitura através de lei complementar de 2021, o Plano Diretor diz que o Executivo deve “priorizar o transporte não motorizado nas vias públicas com a criação de ciclovias ou ciclofaixas”.

Existe também uma lei que dispõe sobre a criação do sistema cicloviário de Pará de Minas. De autoria do vereador Juninho JR, ela foi promulgada em 2022, criando uma modalidade de deslocamento eficiente e saudável, além de reduzir os índices de emissão de poluentes.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis