Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Guarda Municipal retoma o patrulhamento escolar com planejamento estratégico

Highslide JS

O início do ano letivo em Pará de Minas marcou, também, a retomada da Patrulha Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM). 

Através de grupamento específico, os agentes percorreram escolas das redes pública e privada para inibir qualquer ato criminoso e passar a sensação de segurança à comunidade escolar.

O serviço realizado pela Guarda Municipal soma ao que já é desempenhado pela Polícia Militar. Além das instituições da área urbana, a patrulha também atende às escolas dos distritos rurais. 

Segundo a agente Tainara Brandão, a finalidade não é intimidar os estudantes ou educadores, e sim de estender vínculos com esse público.

Além de inibir atos criminosos, a patrulha escolar também tem o objetivo de passar orientações relativas ao trânsito na porta de escolas, evitando situações de risco aos estudantes e facilitando o trabalho das vans escolares.

Um dos desafios da Guarda Municipal é fazer a cobertura das escolas com um efetivo ainda limitado. Para otimizar o trabalho, é feito um planejamento estratégico para atender a todas as unidades de ensino da cidade, como explica o assessor de Defesa Social, Fábio Santos. 
A Patrulha Escolar, seja ela pela Guarda Municipal ou pela Polícia Militar, é um reforço na segurança comemorado pelas instituições. No ano passado, especialmente no primeiro semestre, casos graves de violência dentro e na porta de escolas chamou atenção de todo o país para a necessidade de se aumentar a vigilância nessas localidades.

O assunto gerou tanta preocupação que a cidade ganhou uma legislação criando o Programa Escola Protegida. Entre as ações previstas na iniciativa está o combate à intimidação sistemática, o popular bullying. Para acionar a Guarda Municipal de Pará de Minas, o cidadão pode ligar no 153. Vale lembrar que os casos de emergência também podem ser direcionados para a Polícia Militar, no 190.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM e Ascom Prefeitura de Pará de Minas




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis