Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Decreto municipal autoriza ingresso forçado nos imóveis para eliminação dos focos de dengue

Highslide JS

Publicado o Decreto Municipal Nº 13.410, declarando Situação de Emergência em Saúde Pública em Pará de Minas.

A medida se deve à necessidade de ações voltadas para a preservação da saúde da população por meio da contenção à propagação de arboviroses, em especial dengue e chikungunya.

A informação foi confirmada pela enfermeira Ana Clara Meytre, que é Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

Ela esclareceu que a publicação do decreto se deu pelo aumento do número de notificações dos casos suspeitos e da investigação de duas mortes por dengue no município.

O decreto deve garantir a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento das doenças, além da contratação de profissionais para o Sistema Municipal de Saúde por prazo determinado e da ampliação da carga horária dos contratos administrativos em vigência.

O secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty, confirmou a importância da medida e reforçou que o cenário é preocupante. Segundo ele, a pasta já vem ampliando os atendimentos com o intuito de atender a demanda crescente e evitar o agravamento da situação. 

O decreto também autoriza o ingresso forçado em imóveis públicos ou particulares, vagos, desabitados ou abandonados, independentemente de prévia autorização dos proprietários, para acesso de agente público, regularmente designado e identificado para identificação e eliminação dos focos do Aedes Aegypti. 

Havendo obstáculo ao exercício destas medidas a Procuradoria Geral do Município poderá adotar as providências, inclusive judiciais, para sua concretização. Este artigo foi incluído no decreto devido à grande presença de focos do mosquito transmissor nas residências e da dificuldade dos agentes em entrar nos imóveis para realizar o trabalho preventivo. 

O decreto terá validade por 180 dias, podendo ser prorrogado caso persista a situação de emergência. O documento está assinado pelo prefeito Elias Diniz, o Secretário de Saúde, Wagner Magesty, e o Procurador Geral do Município, Hernando Fernandes da Silva. 

Fotos: ASCOM - Prefeitura Municipal de Pará de Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis