Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Paralisação do Sind-Ute teve baixa adesão, mas entidade não vai desistir da luta

Highslide JS

Após uma paralisação de dois dias nas atividades, os professores da rede estadual de ensino voltaram ao trabalho hoje. 

O movimento teve baixa adesão de trabalhadores em Pará de Minas, mas reforçou que a categoria vai continuar reivindicando melhorias salariais e nas condições de trabalho. 

Durante a suspensão das atividades os servidores da educação, liderados pelo Sind-UTE, participaram de audiência pública na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, e promoveram atos regionais para pressionar o governo mineiro a atender suas propostas.

Segundo Rondinelli Alves, diretor da subsede do Sind-UTE em Pará de Minas, o foco principal dos professores é o piso salarial. O valor pago pelo Estado é inferior ao piso nacional definido pelo Ministério da Educação.

O salário inicial do professor da rede estadual de ensino é de R$ 2.652,22. Mas esse valor é referente à jornada de 24 horas semanais, carga horária usada como referência através de legislação específica. Já o piso nacional, reajustado neste ano pelo Ministério da Educação, é de R$ 4.580,57 para 40 horas semanais.

Outra pauta defendida pelos professores é que os aposentados que são contratados pelo governo de Minas possam ser atendidos pelo IPSEMG após a aposentadoria. Essa possibilidade estava prevista em um Projeto de Lei aprovado na Assembleia em 2023, cujo trecho foi vetado pelo governador Romeu Zema.
De acordo com o Sind-UTE, 56% dos mais de 175 mil servidores da educação em Minas são contratados. Os professores discutiram o assunto em audiência pública, e esperam pelo apoio dos deputados para a derrubada do veto do governador.

O sindicato continuará acompanhando e discutindo com os parlamentares e o Executivo mineiro sobre o assunto. Até o fechamento desta reportagem, o governo de Minas não havia se manifestado sobre a paralisação e reivindicações dos trabalhadores da educação.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis