Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Celebrações emocionantes marcaram a Sexta-Feira da Paixão em Pará de Minas

Highslide JS

Milhares de pessoas dedicaram parte do feriado de ontem à espiritualidade. Em Pará de Minas as atividades relacionadas à Paixão de Cristo começaram bem cedo, com as caminhadas penitenciais.

O tempo firme, sem risco de chuvas, favoreceu a participação dos católicos nos eventos promovidos pelas paróquias. Refletindo as estações da Via Sacra, muitos caminharam até as principais grutas e capelas da cidade, além de visitar importantes pontos turísticos e de espiritualidade, como o Cristo Redentor.

As escadarias do Cristo ficaram movimentadas, sobretudo nas primeiras horas do dia, mas muita gente também optou por subir pelo asfalto, seja de carro, de bicicleta ou mesmo a pé. 

O monumento é um dos mais procurados na Semana Santa e não é só pela penitência e ou a reflexão, mas também pelo turismo, já que o espaço oferece o melhor mirante da cidade.

Outro chamariz é o apelo esportivo. Vários grupos subiram Serra do Cristo praticando modalidades, como corrida, caminhada e ciclismo, sempre em grupo e unindo a prática voltada para a saúde à espiritualidade própria da Sexta-feira da Paixão.   

Na parte da tarde o espaço teve pouca movimentação, devido ao sol forte e ao medo de que um novo temporal atingisse a cidade. 

Enquanto isso, nas igrejas a maior movimentação foi registrada durante a Ação Litúrgica das 15h, quando os templos ficaram lotados. Durante a cerimônia os fieis participaram de momentos fortes, como a Veneração e o Beijo na Cruz e também a distribuição da Comunhão. 

Padre Hedvan Richardson Souza Lucas, da Paróquia São Francisco, falou sobre a importância desta celebração, que é muito mais que uma memória sobre a morte de Cristo.

Padre Hedvan também fez uma avaliação sobre a presença dos fieis ao longo da semana. A chuva atrapalhou algumas procissões, mas não afastou a participação popular e nem diminuiu a fé da comunidade reunida. 
À noite foi a vez das encenações bíblicas. Muitas delas contaram toda a história, desde o Antigo Testamento, narrando trechos importantes do texto sagrado, até a morte de Cruz, no alto do Calvário. 

Não faltaram criatividade, nem talento dos jovens que desempenharam importantes papeis. O investimento também contou com sonorização e iluminação especial, deixando a cena da Paixão de Cristo ainda mais emocionante. 

Os padres também se destacaram na elaboração do Sermão do Descimento da Cruz, provocando profundas reflexões sobre o ponto alto da história da salvação.

O JM conversou com alguns fiéis que falaram da experiência de participar da programação. E nas palavras deles, a confirmação de que Pará de Minas mantém inabalável a tradição e a fé cristã:

Sem risco de chuva e com um clima mais ameno na noite de ontem, os fiéis também puderam acompanhar, além da encenação, a procissão com a imagem do Senhor Morto, também chamada de Procissão do Enterro. O cortejo movimentou milhares de fieis pelas ruas de Pará de Minas. 

Fotos: Eduardo Franco - Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis