A rua Benedito Valadares, principal área comercial de Pará de Minas, especialmente por causa da rede bancária, voltou a registrar imóveis com as portas fechadas.
Com vendas em baixa e alugueis muito elevados, lojistas têm encontrado dificuldades de sobrevivência. Durante muitos anos, a procura por imóveis naquela região foi muito grande.
A disputa era tanta que até chegava a inflacionar os valores, mas o cenário mudou com a migração dos consumidores para os bairros e o ambiente virtual. Hoje, sobram pontos, mas os alugueis ainda são considerados altos.
Donos de imobiliárias acreditam em mudanças daqui a pouco, com a queda nos preços. O corretor João Vitor Martins França falou conosco sobre o assunto:
João Vitor lembra que, apesar das análises imobiliárias, o preço final é sempre definido pelo proprietário, que pode ou não cobrar mais caro pelo estabelecimento.
Não existe padrão de preços dos aluguéis na Benedito Valadares, por isso várias situações são levadas em conta na definição de valores.
No entanto, mesmo com os imóveis fechados por mais tempo que o esperado, muitos ainda veem vantagem nos alugueis do centro da cidade, mas esperam preços mais baixos para fechar o negócio.
Com isso, a descentralização do comércio de Pará de Minas vai crescendo, sendo acompanhada pelos imóveis residenciais. A tendência é de queda dos preços cobrados pelo metro quadrado na região central de Pará de Minas.