Inaugurado em Pará de Minas em 2021, o “Olho Vivo” tem ajudado as forças de segurança no na identificação de criminosos e no monitoramento de diversos pontos da cidade. Muito questionado pela população, o sistema de vigilância por meio de câmeras tem atuado de maneira efetiva.
Ao todo, existem 63 câmeras na zona urbana e mais 7 na área rural. A sala de operações funciona dentro do quartel da 19º Companhia da Polícia Militar, no trevo da BR-262 e a responsabilidade pelo monitoramento passou recentemente para a Guarda Civil Municipal.
A integração de dados e imagens em tempo real, e fortalecimento da inteligência estratégica entre as forças de segurança têm possibilitado ações mais rápidas e precisas no combate ao crime em Pará de Minas.
Quem confirma essa informação é o delegado regional Dr. Éderson Gonçalves. Segundo ele, as imagens cedidas pelo olho vivo são de grande importância para o andamento de diversas investigações:
Apesar do horário reduzido da operação dos equipamentos, as câmeras e computadores funcionam em tempo integral, gravando e armazenando imagens diuturnamente. A previsão é de que o monitoramento contínuo seja adotado em um futuro próximo, garantindo maior capacidade de resposta.