O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou o primeiro caso de dengue sorotipo 4 em Pará de Minas.
O caso foi registrado na cidade em fevereiro, quando uma paciente, de 19 anos, moradora do bairro Vila Ferreira, procurou atendimento médico relatando sintomas próprios da dengue, porém com maior intensidade.
A situação ligou o sinal de alerta e levou as autoridades de saúde a reforçar as medidas preventivas contra a doença. O secretário municipal de Saúde, Gilberto Denoziro, falou ao Jornal da Manhã:
O secretário também falou sobre as orientações repassadas às UBSs e pediu que a população colabore com o trabalho das equipes de combate a endemias.
Segundo Denoziro, o sorotipo quatro costuma provocar sintomas mais severos, como dores intensas no corpo, mal estar persistente e febre. Felizmente a jovem se recuperou bem dos sintomas e já retomou as atividades profissionais.
A secretaria de saúde mantém o monitoramento de parentes e colegas de trabalho da paciente, e já realizou as notificações necessárias.
Minas Gerais confirma mais mortes por dengue
E a Secretaria de Estado de Saúde atualizou os dados de arboviroses em Minas Gerais. No primeiro balanço após o carnaval, o Estado registrou mais dois óbitos por dengue e 13 mortes por coronavírus.
Os últimos dados sobre dengue foram divulgados no dia 28 de fevereiro. Naquela ocasião, eram sete mortes confirmadas, 36 em investigação, além de mais de 52 mil casos prováveis.
Com a atualização, o número de óbitos chegou a 9 e outras 42 mortes estão em investigação. Até o momento foram registrados quase 55 mil casos prováveis.
Fotos: Assessoria de Comunicação @prefeituraparademinas