A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social inicia hoje os trabalhos do Ponto de Apoio Assistencial Atenção ao Migrante, instalado no terminal rodoviário de Pará de Minas.
O serviço está sendo implantado em parceria com a Ascipam, com o objetivo de atender as demandas de quem vive em situação de rua e passa pela cidade, precisando seguir viagem. Essa é uma forma de assistência social frente a uma questão que vem sendo uma pauta recorrente na cidade há muito tempo.
Em conversa com a nossa reportagem o coordenador do Centro Pop, Alencar Soares Costa, detalhou os trabalhos que serão oferecidos pelo Ponto de Apoio:
Estando dentro das condições do benefício de passagem, a pessoa receberá um voucher com direito ao transporte para a cidade mais próxima ao seu destino, com validade de 24 horas para embarque. Cada migrante terá direito a apenas uma passagem por ano. Esse era um dos gargalos enfrentados pelo Centro POP em seus atendimentos.
O prefeito Inácio Franco participou da inauguração e afirmou que essa é uma ação importante para remediar um problema que assola o município há muito tempo:
A secretária de Assistência Social, Cláudia Assunção Faria, reforçou a informação de que a medida visa garantir a dignidade a essas pessoas.
Já o gestor da Ascipam, Geovane Mendonça, afirmou que a parceria veio através da identificação de uma demanda urgente no município.
O Ponto de Apoio Assistencial Atenção ao Migrante funcionará de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social também trabalhará na busca ativa e na abordagem social para identificar e atender esse público, analisando quem são essas pessoas, acolhendo e dando novas oportunidades.