O crescimento de Pará de Minas tem feito com que a Guarda Civil Municipal (GCM) seja cada vez mais requisitada. A população se habituou com a atuação dos 39 agentes, sempre presentes nos espaços públicos, na fiscalização do trânsito e nos patrulhamentos.
O problema é que o número de agentes ficou pequeno, segundo avaliação do comandante, Lucas Costa Rodrigues, e não há previsão para novos concursos públicos no município, pelo menos por enquanto:
Algumas pessoas vêm questionando se agora, com a atuação mais efetiva da Guarda, a Polícia Militar teria ficado mais ausente na região central de Pará de Minas. Lucas Costa garante que não.
Segundo ele, nada mudou quanto ao policiamento no centro. O que está acontecendo é um trabalho cada vez mais parceiro entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal, gerando bons resultados para a segurança pública.
Vale lembrar que a Guarda Municipal atende à população 24h por dia. Para acionar o serviço, basta ligar para o telefone 153. A chamada é gratuita.