A Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom) está completando 30 anos. A entidade foi fundada em Divinópolis, com o objetivo de oferecer gratuitamente serviços de apoio aos pacientes oncológicos do Centro-Oeste mineiro.
Com o apoio da população, ao longo dos anos a Acom aumentou sua prestação de serviços e, hoje, atende 54 municípios, entre eles vários pacientes de Pará de Minas. A entidade já conta com três unidades de saúde que, juntas, somam mais de 15 mil metros quadrados: o Hospital do Câncer, a Casa de Apoio e o Centro Oncológico.
A Acom se tornou referência no tratamento de câncer na região, e só no ano passado fez 750 mil atendimentos gratuitos, em suas unidades. O presidente voluntário da entidade, Marcelo Carlos da Silva, informou que de 2003 a 2024 foram investidos quase R$172 milhões nos tratamentos, sendo a maioria dos recursos provenientes de doações da população.
E a expansão vai continuar. A ampliação do Hospital do Câncer está prevista para começar ainda neste semestre, possibilitando o aumento da capacidade de atendimento dos pacientes e modernizando os equipamentos.
Foto: Reprodução acom.org.br