Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cresce o número de denúncias populares contra sujeira nos lotes na cidade

Highslide JS

Os lotes sujos continuam sendo um dos maiores desafios enfrentados pelo Corpo de Bombeiros em Pará de Minas. Recentemente a corporação realizou a Fase 2 da Operação Alerta Verde, com a realização de 86 vistorias em terrenos vagos, onde a grande maioria apresentou acúmulo de lixo, entulho ou mato alto. 

Além disso, de janeiro a junho deste ano, foram registradas na Ouvidoria Municipal  780 denúncias relacionadas ao problema, fazendo dele o segundo maior motivo de reclamações populares. 

Mesmo com o alto volume de notificações e ações de fiscalização, a situação permanece sem solução, segundo informação do coordenador do órgão, André de Lima Rufino.

Ele confirmou o aumento expressivo dos casos, explicando que a atuação da fiscalização no município prossegue:

De acordo com a legislação vigente, os proprietários notificados têm até 30 dias para realizar a limpeza dos lotes. Caso não cumpram o prazo, podem ser multados em R$ 424,10. 

Nos casos de reincidência e não pagamento, o valor da multa dobra sucessivamente, e o imóvel pode ser encaminhado para hasta pública, como forma de pagamento da dívida com o município.

André ainda alertou para o uso indevido de fogo como forma de limpeza dos terrenos, prática comum para resolver o problema da sujeira nos terrenos, mas que é ilegal e pode trazer sérios riscos à segurança pública e ao meio ambiente.

O uso de fogo na limpeza dos terrenos é proibido pela Lei Municipal nº 6.584/2021, que veta qualquer ato ou omissão que possa causar incêndios florestais, incluindo queimadas em áreas urbanas. A pena varia conforme o enquadramento legal do crime ambiental e pode ir de multa até reclusão.

Foto: Kelvin Fernandes/Rádio Santa Cruz FM





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis