Próximo ao vencimento da última das seis parcelas do IPTU em Pará de Minas, a Secretaria Municipal de Gestão Fazendária já consegue apresentar um balanço parcial referente à quitação do tributo.
Segundo informação do secretário José Maria Santos Júnior, neste ano foram emitidas 53 mil guias de arrecadação e, desse total, 51,16% fizeram a quitação em cota única, aproveitando o desconto de 10% sobre o imposto devido.
Já em relação às cinco parcelas vencidas entre abril e agosto, 48,84% dos contribuintes estão em dia. Com isso, da arrecadação prevista pela Fazenda Municipal, 70,24% já foram recebidos.
O índice de inadimplência parcial é de 24,76%. O número é considerado alto, mas o secretário estima que ele deve cair nos próximos meses.
No ano passado, o IPTU de Pará de Minas registrou inadimplência de 18,22%. A expectativa da prefeitura é que o índice deste ano seja menor, devido à consciência das pessoas em relação à importância do imposto e de se manter em dia com as obrigações tributárias.
Em 2024, a previsão de arrecadação do IPTU era de R$40 milhões, mas foram arrecadados perto de R$33 milhões. A prefeitura espera arrecadar mais agora em 2025. O secretário de Gestão Fazendária aproveita para fazer um chamado aos contribuintes em dívida ativa com o município. Eles devem procurar a sede da secretaria, no primeiro piso da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, para quitar os atrasados à vista ou de forma parcelada.