Conforme o JM antecipou, a conta de água dos consumidores de Pará de Minas vai chegar mais cara em 2026. A tarifa vai subir no dia 1º de janeiro, registrando uma alta de 6,32%.
Este reajuste, inclusive, foi tema de uma reunião na Câmara Municipal nesta semana. A própria Arsap (Agência Reguladora dos Serviços) solicitou o encontro para explicar o aumento.
A gerente de regulações da Arsap, Bruna Faria, falou sobre a análise dos cálculos apresentados pela concessionária Águas de Pará de Minas e reforçou que o aumento não é determinado pela agência.
Os vereadores também aproveitaram a reunião para fazer diversos questionamentos sobre o tratamento de esgoto e a cobrança deste serviço no município. Entre os esclarecimentos da Arsap, destaque para a fórmula de cobrança do tratamento de esgoto, que é de 90% do valor do tratamento da água.
Outra informação foi a de que o produto do tratamento de resíduos não retorna para o abastecimento das residências. O material tratado é redirecionado para a natureza, através do curso d’água.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa reprodução Gentle07 (pixabay.com)