Milhares de fiéis de diversas cidades da região Centro-Oeste de Minas Gerais participaram ontem da tradicional festa da Imaculada Conceição no Santuário Diocesano de Conceição do Pará.
Considerado feriado local e uma das celebrações mais importantes da Diocese de Divinópolis, o evento lotou o Santuário em todas as missas do dia, que foram realizadas de duas em duas horas a partir das 4h, incluindo uma celebração especial às 00h30, acompanhada de procissão luminosa.
Na missa das 10h, presidida pelo bispo diocesano, Dom Geovane Luis da Silva, participaram padres e romeiros da Forania da Imaculada Conceição, que reúne as cidades de Nova Serrana, Pitangui, Perdigão, Araújos e Leandro Ferreira, encerrando o ciclo das Missas Jubilares Forâneas.
Desde as primeiras horas da madrugada, o fluxo de romeiros foi intenso. Além dos ônibus vindos de várias cidades, muitos fiéis mantiveram a tradição de peregrinar a pé até Conceição do Pará. No entorno da igreja, as barraquinhas acolheram quem chegava para participar das celebrações.
A devoção à Imaculada Conceição tem forte tradição na região. De acordo com registros do Arquivo Histórico da Diocese de Divinópolis, em 5 de setembro de 1960 o Papa João 23 declarou Nossa Senhora da Conceição como padroeira principal da Diocese, atendendo ao pedido de Dom Cristiano Portela de Araújo Pena. Na mesma data, a igreja de Conceição do Pará passou oficialmente a ser dedicada à padroeira.
Fotos: Diocese de Divinópolis