A Anvisa adiou o julgamento do recurso apresentado pela fabricante dos produtos da marca Ypê, com isso eles continuam suspensos para venda e consumo. Segundo a diretoria da Anvisa, o tema retornará para avaliação do colegiado amanhã.
No varejo, a maioria dos estabelecimentos já retirou os produtos das prateleiras, principalmente os supermercados. Os consumidores, por sua vez, continuam à espera de informações detalhadas sobre o possível ressarcimento.
E enquanto isso, os infectologistas reforçam o alerta de que os produtos da marca não devem ser utilizados, se forem do lote 1. É que a bactéria encontrada representa um grave problema de saúde.
Presente em ambientes hospitalares, ela é até cem vezes mais resistente a antibióticos do que as bactérias comuns. E além disso, possui uma taxa global de mortalidade que pode variar de 32% a 58% em casos graves, como infecções na corrente sanguínea ou pneumonia associada à ventilação.
Foto: Rafael Cesar/Rádio Stilo FM