Neste 6 de janeiro é celebrado o Dia de Reis, também conhecido como Dia dos Reis Magos. Conforme relatos bíblicos foi nesta data que o menino Jesus, recém-nascido, recebeu a visita dos três reis magos, que lhe presentearam com itens simbólicos.
Eles se chamavam Belchior, Gaspar e Baltazar e se encontraram com Jesus graças a uma estrela que os guiou desde o Oriente até Belém e que ficaria conhecida como a Estrela de Belém. Belchior presenteou Cristo com ouro, Gaspar com incenso, e Baltazar com mirra.
Segundo a tradição, cada presente tem um significado. O ouro indica o reconhecimento de Jesus como rei, o incenso remete à sua divindade e a mirra representa características humanas do filho de Deus.
Para celebrar a data é realizada a Folia de Reis, uma festa popular brasileira com mais tradição em alguns estados, entre eles Minas Gerais. Em Pará de Minas, a folia foi antecipada para fim de semana marcando também o encerramento da programação de Natal.
A primeira manifestação aconteceu na manhã de sábado na Estação da Cultura, antiga estação ferroviária, mas não atraiu grande público. O grupo que abrilhantou a festa foi a Folia de Reis Santo Antônio, do bairro Santos Dumont.
Um dos que acompanharam a apresentação foi Gustavo Araújo. Católico e com grande apreço pela cultura, ele destacou a importância de se valorizar a folia de reis, que foi classificada por ele como riqueza cultural de nosso país.
Quem compartilha da opinião de Gustavo é Neide da Silva Carvalho. Aos 85 anos, ela faz parte da Folia de Reis Santo Antônio, grupo pelo qual se dedica há 19 anos. O amor de Neide pela festa dos Reis Magos está no sangue, pois ela é de uma família que sempre valorizou a tradição.
Dona Neide lamenta que o interesse das pessoas pela Folia de Reis tenha diminuído ao longo dos anos e torce para que esta manifestação cultural não se acabe e possa perpetuar por muitos e muitos anos. Já ontem, no Bairro Santos Dumont, aconteceu o tradicional Encontro de Folias de Reis organizado pela Paróquia Santo Antônio.
A programação foi aberta às 9h da manhã, com a celebração de uma missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida. Uma hora depois aconteceu outra celebração, dessa vez na Igreja de Santo Antônio onde, em seguida, foi servido o almoço de confraternização no centro paroquial.Vale lembrar que a Festa de Reis encerra os festejos natalícios, portanto, a partir de hoje, são desmontados os presépios e retirados os enfeites do Natal.
Foto: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM