Quando o carnaval terminar a Igreja Católica vai abrir o tempo litúrgico da Quaresma. Considerado um dos períodos mais importantes da fé católica, ele é marcado por oração, reflexão e penitência em preparação para a festa da Páscoa que, neste ano, será celebrada no dia 12 de abril.
Dentro do contexto quaresmal, a Igreja também convida os fieis brasileiros à contemplação e mobilização sobre temas sociais através da Campanha da Fraternidade. O tema escolhido para 2020, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema que o acompanha é “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.
Os padres e leigos de todas as paróquias brasileiras já se prepararam para a realização dos grupos de reflexão, assim como as celebrações temáticas e os demais eventos relativos à Campanha da Fraternidade.
Em Pará de Minas não é diferente. Segundo declarou o Padre Geraldo Gabriel de Bessa, a campanha é muito importante para provocar a sociedade a pensar diferente e transformar a realidade.
O sacerdote lembra que o lema da campanha é direcionado ao cuidado das pessoas que mais precisam:
Padre Gabriel também chama atenção para os mais sofredores, sugerindo uma onda de amor para enfrentar o ódio que só degrada a humanidade.
A CNBB publicou um texto-base para a orientação dos encontros temáticos da Campanha da Fraternidade. Cada paróquia também contará com material e programação específica dessa temporada de reflexão e penitência.